Você é Dizimista?

Você é dizimista? A resposta para essa pergunta é mais do que um simples SIM ou NÃO. A Pastoral do Dízimo é responsável  pela manutenção das atividades pastorais, sociais,  missionárias  e  patrimoniais  da  paróquia. Todos  nós  somos chamados  a  ser dizimistas. O dízimo é uma  colaboração mensal  e  fixa oferecida à Igreja Paroquial, de acordo com a consciência e possibilidade de cada  um. Mas  sempre  num  sentido  religioso  e  sagrado  de  partilha, pois é oferecido a Deus e à comunidade como  agradecimento e retribuição pelos benefícios Dele recebidos.

Quero partilhar com vocês o que vivenciei ontem. Nesse domingo  (dia 10) participei com a Cristina de uma reunião preparatória para o batismo de uma afilhada nossa, na capelinha perto de nossa casa, no bairro do Aracapé. E após seis anos sendo paroquiano em São Benedito parecia que eu tinha esquecido das dificuldades de uma igreja pequena da periferia.
O Centro Pastoral era pequeno, as paredes estavam apenas “rebocadas”, sem pintura. Tivemos nossa reunião e nos avisos finais, a agente da Pastoral do Dízimo informou que os dizimistas da capela não precisariam pagar a taxa do batismo. Ela aproveitou e incentivou às pesssoas para serem dizimistas, dizendo que bastaria o valor de cinco reais pra ajudar a capela, que consegue por mês menos de 400 reais com o dízimo.

Eu sai da reunião com a Cristina e vi somos a mesma Igreja, porém em duas realidades: Na nossa paróquia temos um templo muito bonito e reformado, uma quadra coberta para eventos, um centro pastoral repleto de salas, com cadeiras, mesas, uma linda capela dentro do próprio centro pastoral, temos atividades de batismo, grupos de casais, catequese para crianças, crisma para jovens, grupos de terceira idade… Mas tudo isso não se mantém sozinho: Você já imaginou o gasto para manter toda essa estrutura na nossa paróquia?

Sem falar que parte do dízimo recebido em toda paróquia é enviado para a Arquidiocese, que por sua vez, encaminha ajuda para as igrejas e capelas que estão precisando, como a que eu falei no início da postagem…
Agora, pense um pouco mais sobre a pergunta que fizemos no início. Deixe seu comentário e participe da enquete que colocamos aqui ao lado, no blog. Que Deus nos abençoe!
Adriano e Cristina