Grupo São José realiza ceia de natal com moradores de rua

O Grupo de Oração São José, durante a realização de sua Novena de Natal, definiu como propósito de atitude concreta a realização de uma Ceia de Natal para pessoas que moram nas ruas do centro de nossa cidade. A Ceia de Natal com o Irmão de Rua aconteceu na noite o último dia 23/12 (quinta-feira) e teve o apoio e participação de membros do Grupo São José e também de outras pastorais e movimentos de nossa paróquia. A equipe formada saiu do centro de pastoral em direção à Praça da Bandeira onde iniciou a distribuição da ceia e logo após seguiu para a Praça José de Alencar, onde foi possível servir a ceia para mais moradores de rua.

Entre os moradores de rua encontramos desde pessoas que viviam sozinhas até famílias completas. Também foi servida a ceia para trabalhadores que ainda estavam pelas ruas do centro – como garis e “humoristas” das praças – além de homossexuais, prostitutas e drogados, sobretudo na Praça José de Alencar, um local que constatamos ser mais esquecido e discriminado em relação às outras praças, devido às pessoas lá encontradas no período da noite.

Alguns moradores de rua mencionaram que as quartas-feiras e domingos eram o “dia do veneno”, expressão por eles usada pois nesses dias são raros os grupos que levam sopões para eles.

Durante esse serviço, a passagem bíblica de Mateus 25, 35 não deixava de me vir ao coração: “Pois eu estava com fome, e me destes de comer; estava com sede, e me destes de beber; eu era forasteiro, e me recebestes em casa.” E quem éramos nós para negar um prato de comida para uma pessoa que chegava com fome?

Agradecemos à todos que ajudaram a servir ou doaram algum alimento para a ceia. Que nunca falte esse alimento em suas mesas. Para muitas pessoas a ceia de natal desse ano foi bem diferente das ceias de outros anos: Ela existiu… Um abraço!

Adriano de Paula

Deixe uma resposta