Oxi: Uma nova droga que já está no Brasil

Os traficantes de drogas estão sempre tentando inventar novas drogas afim de aumentarem seus lucros e numero de viciados. Um caso conhecido é da droga Crack que surgiu nos anos 80. O crack é uma mistura do resto do refino da pasta base de cocaína com outras substâncias como bicarbonato de sódio e outros produtos. O crack é consumido pelas vias pulmonares, ou seja fumado, dessa forma aumenta o tempo de reação do efeito e danos ao organismo, além de ser mais viciante que a cocaína.

A nova droga Oxi é similar ao crack, em formato de pedras e consumido da mesma maneira, via pulmão. O oxi é feito da mesma maneira que o crack, utiliza os restos do refino de cocaina, só que neste caso são adicionados cal e querosene, muitos afirmam que foi criada na tentativa de descobrir alguma alternativa aos solventes usandos para fabricar crack.

Pelo fato de ter querosene e cal a droga se tornou mais letal que o já destrutivo crack, com maior poder de causar dependencia e morte. O nome Oxi tem referencia a oxidação, que acontece no processo de fabricação dessa droga, “se trata da cocaina enferrujada”.

Oxi é mais comum em estados de fronteiras internacionais como o Acre, onde já foram relatadas várias mortes devido ao consumo da droga. Porém, a droga já começou a circular nos outros estados do nosso país. Assista no vídeo abaixo uma parte do documentário Conexão Repórter do SBT sobre mais esse mal que ameaça nossas famílias:




Deixe uma resposta