Entrevista Pe. César Moreira: Igreja e número de católicos, quantidade faz mesmo a diferença?

O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgou recentemente, novos dados sobre características da religiosidade do brasileiro. A pesquisa mostra que os católicos continuam sendo maioria no Brasil. Entretanto, os novos dados revelam uma queda expressiva no número de católicos (em 2000, eram 76,3% da população e, em 2010, esse número foi para 64,6%). Em uma reflexão sobre assunto, o Missionário Redentorista e diretor geral da Rede Aparecida de Comunicação, Padre César Moreira falou ao Portal A12 sua opinião sobre o assunto.


Portal A12: Sabe-se que, ao responder que são católicos, muitos brasileiros sequer comparecem à missa aos domingos, por exemplo. A parcela daqueles que realmente participam é diferente dessa que coloca todos no mesmo “pacote”. Se por um lado, os dados apresentam queda no número de católicos, por outro, vemos cada vez mais paróquias surgindo e movimentos sociais cada vez mais influentes na sociedade por iniciativa da Igreja. Partindo desse ponto de vista, o que dizer sobre os dados que apontam a diminuição recorde de católicos no Brasil?
Pe. César Moreira: Não há novidade nos dados do Censo 2010 relativos à diminuição do número dos que se dizem católicos. O decréscimo vem se dando a cada ano e se deve a vários fatores sócio-religiosos. A questão a ser colocada é outra: quem disse que o catolicismo precisa ser a religião majoritária – e francamente majoritária – no Brasil? Que a Igreja ganha ou perde com isso? A credibilidade e autoridade de uma igreja não se medem pelo número de seus membros, independente da qualidade deles. A Igreja católica não é um clube. Ela existe para ser comunidade de fé, de esperança e de caridade. Se ela crescer nisso, está cumprindo sua missão.
“Há quem não aceite as utopias da fé, mas que precisam de outro tipo delas para sobreviver.”
Portal A12: Paralelo ao aumento de brasileiros que seguem outras religiões, subiu também o número de ateus (7,35% da população) no Censo de 2000 e (8%) no Censo de 2010. Em sua opinião, quais fatores podem levar uma pessoa a posicionar-se como ateus? Que responsabilidade tem a Igreja diante do número daqueles que não acreditam em Deus?
Pe. César Moreira: Fiquei surpreso não tanto com o número dos ateus que está crescendo, mas em saber que existe uma associação deles no Brasil. Não sei qual a finalidade da associação nem para quê ela existe. De repente, será para fazer propaganda da independência que eles gostam de aparentar diante da Igreja Católica – sempre uma instituição forte, de posturas definidas e excelente alvo a ser atingido. Que tal se gastassem seu tempo em anunciar a “anti fé”, o materialismo, a liberdade plena e irrevogável? Há quem não aceite as utopias da fé, mas que precisam de outro tipo delas para sobreviver.
Portal A12: Refletindo esses dados, pode-se dizer que a Igreja Católica, mesmo ainda sendo a maioria no Brasil, 64%, precisa repensar sua comunicação com os fiéis? Aliás, quando o assunto é comunicação, no quê a Igreja ainda precisa melhorar para não “perder” mais adeptos do catolicismo e crescer nas estatísticas? É preciso mudar no quê?
Pe. César Moreira: A cúpula da Igreja, CNBB, tem estudado o fenômeno das mudanças religiosas no Brasil. Até algumas iniciativas pastorais foram tomadas para se estar mais perto das pessoas, como melhorar o atendimento dos fiéis nas paróquias; incentivar a formação de comunidades; reforçar a catequese em busca da formação de cristãos que sejam discípulos e missionários; maior atenção aos jovens, etc. Sobre a presença maior da Igreja na comunicação social, vejo certa confusão. Há quem pense em rádio e TV para concorrer com os evangélicos, o que, aliás, alguns setores parecem fazer. Mas comunicação é relacionamento. Não é falação nem são discursos, nem imposição de verdades. O modo inteligente de fazer pastoral nesse campo é manter diálogo com quem quer que seja em busca da verdade, do bem, do conhecimento de Deus e da fraternidade com os irmãos. Onde está a caridade e o amor, Deus aí está.
“O modo inteligente de fazer pastoral nesse campo [comunicação] é manter diálogo com quem quer que seja em busca da verdade, do bem, do conhecimento de Deus e da fraternidade com os irmãos. Onde está a caridade e o amor, Deus aí está.”
Portal A12: 50 anos do Concílio Vaticano II e muito se fala sobre algumas questões que ainda precisam ser “afinadas” como o relacionamento da Igreja com os fiéis, por exemplo. Se levarmos em conta os dados do IBGE que apontam para a queda no número de católicos juntamente com o fato de que nem todos que se assumem católicos de fato abraçam o catolicismo, o que a Igreja ainda precisa melhorar para reverter esse quadro? E exatamente no quê o Vaticano II tem a ensinar sobre essa questão?
Pe. César Moreira: O Concílio Vaticano II foi uma significativa reforma na Igreja Católica, reforma mais do que necessária. Mas em momento algum os bispos e o Papa faziam as mudanças com objetivo de fazer crescer o número de católicos. A questão número nunca foi a preocupação até porque o próprio Jesus reuniu um pequeno grupo. E mais: ele disse que os seus discípulos levem o sal para dar sabor à comida e o fermento para fazer a massa crescer. Os cristãos, pois, não devem estar preocupados em ser uma massa que impressione. Devem ser sinal de contradição diante do malfeito e da mentira. O Vaticano II trouxe significativa mudança na qualidade dos católicos. É isso que interessa.
“Certamente daqui a 20 ou 30 anos os católicos não serão a maioria no Brasil. E daí? Será, por acaso, um país pior do que é hoje?”
Portal A12: Suas principais considerações sobre os dados do IBGE. Quais seriam?
Pe. César Moreira: A discussão sobre ser ou não a religião majoritária no Brasil deve interessar mais aos pesquisadores do que aos católicos que, de fato, querem ser seguidores de Jesus. Nem tem sentido forçar a Igreja Católica a afrouxar sua doutrina moral para não perder fiéis. Esse tipo de discurso revela ignorância sobre a pessoa de Jesus e os evangelhos. Certamente daqui a 20 ou 30 anos os católicos não serão a maioria no Brasil. E daí? Será, por acaso, um país pior do é que hoje?
Padre César Moreira é Missionário Redentorista, jornalista, diretor geral da Rede Aparecida de Comunicação e apresentador do o TJ Aparecida. Autor de vários livros pela Editora Santuário.

Deixe uma resposta