Hoje é Dia dos Namorados: Happy Valentine’s Day!

E hoje é Dia dos Namorados! Independente dos interesses comerciais em aquecer as vendas nesse período, existem valores e significados cristãos mais importantes que remontam para esse data.

O imperador Cláudio II, durante seu governo , proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens, se não tivessem família, alistar-se-iam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimônias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega, Astérias, filha do carcereiro, a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram apaixonando-se e, milagrosamente, a jovem recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270. Entretanto, desde 1969 sua data não é mais celebrada oficialmente pela Igreja Católica em função da precariedade de comprovações históricas que levam em questão até mesmo a sua existência.

Como diz o Professor Felipe Aquino, “o namoro é, antes de tudo, a fase de escolher a pessoa com quem um dia você poderá, QUEM SABE, se casar.” E ninguém quer casar com a pessoa errada. Por isso que um bom namoro deve começar com uma boa amizade. Aquela história do “amor à primeira vista”, que é muito bonita, sinto muito, mas não existe. O que ocorre na verdade é a “paixão à primeira vista”. Amor, de verdade, só com o tempo. E tempo bem aproveitado, com qualidade.
A Pastoral Familiar da Paróquia São Benedito estará realizando, no próximo dia 23/06, o seu 2º Encontro de Namorados, com o tema “Namorar Certo dá Certo!”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na secretaria da paróquia ou através do blog, clicando aqui.
Não deixe essa data passar em branco, principalmente os homens (as mulheres costumam não perdoar quando esquecemos esse dia, rsrs). Principalmente, declare seu amor e Happy Valentine’s Day!
Adriano e Cristina
Pastoral Familiar – Paróquia São Benedito