Comissão Arquidiocesana da Pastoral Familiar realizará 1º Seminário Arquidiocesano de Valorização e Promoção da Vida no próximo domingo (24/11)

1º. Seminário Arquidiocesano de Valorização e Promoção da Vida.

Tema: Cuidar da Vida e Transmitir a Fé
Local: Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja
Data e horário: 24 de Novembro de 2013 de 08h00 as 15h00
Participantes: Agentes de Pastoral, Movimentos e Serviços.
OBJETIVO:

O presente seminário tem como objetivo ajudar nossas comunidades e nossas famílias a se organizarem no sentido de debater e pensar sobre a promoção da vida. O tema escolhido, “Cuidar da Vida e Transmitir a Fé”, está na esteira das celebrações do Ano da Fé e da Semana Nacional da Família, cuja proposta se fundamenta na missão de toda Igreja, visando à Nova Evangelização e a Transmissão da Fé em nossas famílias, comunidades e na sociedade, como aposta a nova Encíclica Lumenfidei (Luz da Fé).

PROGRAMA:
Conversar, refletir, verbos que definem ações ajustadas com as propostas do I Seminário Arquidiocesano de Valorização e Promoção da Vida. Os temas de profundo interesse social serão tratados por missionários dedicados ao trabalho na vinha do Senhor no dia 24 de Novembro de 2013, domingo, no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja, em Fortaleza, das 08h00 às 15h00.
O encontro é promovido pela Comissão Arquidiocesana da Pastoral Familiar de Fortaleza.
Instituições que atuam com olhos para o desenvolvimento humano e os agentes de pastorais interessados em debater e pensar sobre a promoção da vida, terão a oportunidade de participar de palestras e debates que permeiam o tema central do evento: “Cuidar da Vida e Transmitir a Fé”. A programação prevê a realização de três exposições. O Assistente Eclesiástico da Pastoral Familiar Pe. Clairton Alexandrino irá tratar do tema “A Condição da Fragilidade Humana,” a Dra. Maria Zilma Gurgel falará sobre “Profissionais a Serviço da Vida”e o Coordenador de Formação do Regional Nordeste I Sr. Messias falará sobre “Comunidade de Fé a Serviço da Vida”Após cada palestra, será dedicado um tempo para debates e perguntas. A proposta do seminário é encantadora, pois abre a possibilidade de tratar de assuntos relacionados à vida ainda pouco trabalhados. “Muitos se prendem ao conceito biológico e não ao antropológico ao se referir ao embrião. Além da explicação dada pela Biologia, o embrião possui a vocação. O conceito de pessoa humana é mal compreendido e, por isso, temos na Bioética, espaço para que todas as correntes discutam e avancem no estudo da vida”.
Durante o seminário, serão ofertados livros que tratam dos assuntos abordados no seminário.
O seminário tem como objetivos traçados por seus organizadores anunciar a cultura da vida e a criação como dom de Deus, fortalecer as ações de valorização e promoção da vida na Arquidiocese de Fortaleza e promover a articulação dos organismos, entidades e instituições que atuam na valorização e promoção da vida. Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 21 de Novembro de 2013, através do e-mail (Coordenador Arquidiocesano – Mauro e Alzira(85)3235.4595 – (85)3307.0560 – (85)9982.0105 / 8899.2821
E-mail: mauro.alzira@gmail.com, contribuição R$ 10,00 (dez reais) por pessoa.
PAUTA:
07h30 – Recepção e credenciamento
08h10 – Acolhida e boas vindas
08h15–Momento de oração
08h30–Palestra: A Condição da Fragilidade Humana (Padre Clairton Alexandrino)
10h00–Intervalo (Lanche)
10h30–Palestra: Profissionais a Serviço da Vida (Dra. Maria Zilma Gurgel)
12h00 – Intervalo (almoço)
13h30 – Palestra: Comunidade de Fé a Serviço da Vida (Sr. Messias)
15h00 – Celebração Eucarística (Padre Clairton)