Em tudo há uma lição para ser aprendida

Em tudo há uma lição para ser aprendida

Se tem um desenho antigo que nós gostamos muito, desde a infância, é o Snoopy. O interessante é que ele consegue cativar tanto as crianças como também os adultos, por ser engraçado e pelas “lições de vida” que ele apresenta. No quadrinho acima, por exemplo, o personagem Lino diz: “Tem uma lição para ser aprendida aqui em algum lugar, mas eu não sei qual é…” De cara, quando vimos esse quadrinho, lembramos da parábola da casa edificada sobre a rocha:

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, se assemelha ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.” Mateus 7, 24-25.

Às vezes um casal passa cinco, dez, quinze anos juntos sem construir nada verdadeiramente sólido. Não apenas na questão material, mas também nas dimensões afetiva e espiritual da relação. Tem casal que passa a vida toda construindo “grandes castelos de areia”. E quando a “chuva desce” – e pode ter certeza, um dia ela desce – tudo que foi feito parece que nunca existiu. É uma sensação parecida quando passamos em frente a um local conhecido onde antes existia uma loja, um colégio ou uma casa e ela foi demolida. Dá uma sensação estranha de vazio e perda não é?

Mas voltando ainda ao quadrinho, tem outro grande problema além de tomar decisões erradas: É não aprender com elas.

Sempre falamos que nunca é tarde para aprender com os erros. Que Deus está sempre nos esperando com Sua misericórdia infinita. E isso é verdade, graças a Ele. Mas todas as nossas escolhas têm consequências e algumas destas podem mudar completamente nossas vidas enquanto estamos aqui nesta terra. Muitos casamentos já foram destruídos porque marido e mulher não aprenderam com seus erros e não investiram na reconstrução de seus relacionamentos. E às vezes os danos foram na estrutura, no alicerce, tão sérios que não dá pra reconstruir…

Permitamos sempre que o Espírito Santo esteja conosco soprando em nossos corações projetos sólidos para nossas famílias.

Cristina e Adriano
ECC Paróquia São Benedito

Deixe uma resposta