A Igreja Católica no Brasil diz que é preciso “Evangelizar, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo.” (Objetivo Geral das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019 – DGAE - Doc. da CNBB 102).

Nestas mesmas Diretrizes, os bispos do Brasil, no número 76, fazem uma declaração importante, decisiva: “A juventude merece atenção especial. Uma Igreja sem jovens é uma Igreja sem presente e sem futuro.” Desta forma nasce a Pastoral Juvenil.

Pastoral Juvenil é a ação organizada da Igreja em vista da evangelização da juventude. Ao ter como centralidade Jesus Cristo, o Bom Pastor, a Igreja é chamada a exercer de maneira concreta e sistemática o pastoreio entre os jovens e com eles. Este aspecto organizativo pode estar presente em cada expressão juvenil ou na unidade das expressões em nossos ambientes.

Desse modo, tanto as diversas expressões (novas comunidades, pastorais da juventude, movimentos, congregações religiosas, etc), como instâncias eclesiais (comunidade, paróquia, diocese, regional, nacional, institutos e províncias de congregações religiosas), assumem um trabalho que se configura como Pastoral Juvenil quando estão atentas ao princípio da unidade eclesial, da organicidade processual e do protagonismo juvenil.

Nesta perspectiva a Paróquia São Benedito e Nossa Senhora do Patrocínio assumiu o compromisso de implantação, formação e acompanhamento de seus jovens.

Atualmente há um grupo de 16 jovens que se reúnem aos sábados de 16h30min às 17h40min, onde participam de formações, dinâmicas, momentos de espiritualidade que culminam com Santa Missa. Temos como objetivo a evangelização dos jovens, para que cada vez mais a Igreja conte com o protagonismo juvenil. O referido grupo possui para o ano de 2018 a seguinte coordenação:

  • Talita Sousa (coordenadora)
  • Gabriel Reis (vice-coordenador)
  • Djacir Ferreira (secretário)
  • Mateus Pinheiro (tesoureiro)

Sob as bênçãos de Deus e a proteção da Santíssima Senhora do Santíssimo Sacramento desejamos que nossa juventude possa estar atenta aos apelos de Deus e que se sinta chamada a ser colaborador(a) de sua obra.