1ª Oficina Eucarística: Redescobrindo a Espiritualidade da Mesa

Como parte da programação da 72ª Semana Eucarística da Paróquia São Benedito foi realizada nesse sábado dia 05, no centro pastoral, a 1ª Oficina Eucarística de São Benedito. Com o tema Redescobrindo a Espiritualidade da Mesa, a oficina foi coordenada pelo Ir. Marcelo Silva, sss e teve quatro objetivos principais:
  • Celebrar: A vida em cada momento como dom, oferta, entrega e presente generoso do pai a nós, seus filhos e filhas. 
  • Despertar: Uma consciência holística da mesa de refeição como fonte e cume dos sentimentos mais nobres do ser humano: respeito, partilha, gratidão, compromisso… 
  • Recordar: As experiências mais profundas de mesa, refeição e festa que nos formaram enquanto identidade humana. 
  • Criar: Mais fraternidade entre as pessoas, num tempo onde a mes anão é mais valorizada como lugar de comunhão, herança e aliança.
Na oficina, Ir. Marcelo explicou que nós somos resultado daquilo que nos alimentamos, tanto biologicamente como no campo psíquico, emocional e espiritual. E na mesa podemos praticar muitos dos ensinamentos do Senhor Jesus, entre eles a partilha.

“Partilhar não é dar apenas o que nos sobra, mas dar até mesmo aquilo que poderá nos fazer falta, não porque sobrou, mas porque amamos o próximo”, disse o religioso.

“Nessa 1ª oficina eucarística em São Benedito tivemos a possibilidade de falar da eucaristia de uma outra forma, a par da antropologia, da história da relação do ser humano com o alimento. Um espaço onde as pessoas se encontram com sua própria história e se descobrem como seres humanos e como cristãos à mesa”, avaliou Ir. Marcelo.
Confira no vídeo abaixo um trecho das considerações finais feitas pelo Ir. Marcelo e pelos leigos sacramentinos.

Adriano de Paula

Este post tem um comentário

  1. Júlio

    Essa foi uma experiência muito rica para mim, pois através de uma dimensão diferente pude vivenciar, experimentar e acima de tudo compreender um pouco mais o sentido de ser eucarístico. Agradeço muito a DEUS a possibilidade de poder partilhar esses momentos com todos que fazem a Comunidade dos Sacramentinos do Estado do Ceará.

Deixe uma resposta