Campanha Copa Solidária pelas vítimas das cheias do Nordeste

Copa  Solidaria

Vítimas  da chuva são resgatadas de helicóptero em Pernambuco As águas do rio  destruíram a maioria dos prédios públicos de Branquinha (fotos: Paulo  Cabral)  Trilhos de trem são  destruídos pela força das chuvas na cidade de Rio Largo, em Alagoas //  Reuters/Ricardo Moraes (Reuters/Ricardo Moraes) 
Bom Dia Brasil – Edição do dia 22/06/2010
Pouca coisa ficou de pé na cidade de Branquinha, na zona da mata de Alagoas. As imagens de prédios no chão ou prestes a desmoronar lembram em muito o cenário deixado por bombardeios ou furacões.
A estrada de ferro também ajuda a demonstrar a força devastadora do rio Mundaú quando transborda: as águas arrancaram os trilhos do chão e retorceram o metal como se fosse plástico.
A impressão que se tem ao conversar com os moradores é de que tudo vai ter que recomeçar do zero. A idéia de reconstruir a cidade em outro ponto mais alto – e mais distante do rio – está entre as que mais agrada a população.
Há vários pontos de arrecadação de donativos para as vítimas das chuvas nos estados de Alagoas e Pernambuco. Várias pessoas morreram e milhares tiveram de deixar suas casas por causa das enchentes.
ÚLTIMA HORA – Edição do dia 23/06/2010
O número oficial de mortes causadas pelas chuvas dos últimos dias no Nordeste, já chega a 44. São 15 em Pernambuco e 29 no Estado de Alagoas. As informações são da Agência Alagoas, órgão oficial de notícias do governo alagoano.
Semelhante ao Haiti
Depois de sobrevoar municípios de Pernambuco arrasados pela chuva, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou nesta quarta-feira (23) que só viu situação semelhante no Haiti, devastado por um terremoto em janeiro deste ano.
O QUE PODE SER DOADO
* Material de limpeza
– Vassoura
– Pano de chão
– Sabão em barra
– Sabão em pó
– Rodo
– Detergente
– Cloro
* Material de higiene pessoal
– Pasta de dentes
– Escova de dentes
– Escova de cabelo
– Sabonete
– Shampoo
– Condicionador
* Água potável
* Alimentos não perecíveis
– Arroz
– Feijão
– Fubá
– Macarrão
– Leite em pó
– Açúcar
– Pó de café
– Enlatados
* Colchões, colchonetes e roupas de cama
Saiba onde doar:
Cruz Vermelha de Fortaleza – Fortaleza – Ceará

Rua Doutor José Lourenço, nº 3280, bairro Joaquim Távora(0xx)85 3472-3535 – Funcionamento: De 8h às 18h

ou
Caixa Econômica – Ag. 2735 – c/c 955-6 – Opereção 6 #CopaSolidaria
Para ser voluntário

Em Pernambuco, a Defesa Civil disponibilizou um número de telefone para que interessados em trabalhar voluntariamente no estado façam seu cadastro. O telefone da Defesa Civil é (81) 3181-2481.
O mesmo ocorre na Cruz Vermelha de Alagoas. Para se cadastrar, é preciso ligar para (82) 3325-2430 e informar alguns dados pessoais.

Deixe uma resposta