Tríduo de São Benedito tem início hoje na paróquia

Tem início hoje (dia 2) os festejos do Tríduo de São Benedito, o santo padroeiro de nossa querida paróquia. Neste ano o tríduo faz memória à quatro das várias virtudes deste homem nascido em 1526 na Sicília, filho de escravos: Humilde, Conselheiro, Sábio e Santo. A Festa de São Benedito será no dia 05 de outubro, data litúrgica que a Igreja dedica ao “Santo Mouro”.

SÃO BENEDITO: O HUMILDE
O bem-aventurado Benedito de São Filadelfo, em quem infundiu Deus as riquezas de sua bondade com tanta abundância, que, cumulado de sublimes virtudes e carismas celestes, foi dado como exemplo admirável de humildade a todos. Deus, de maneira grandiosa, resiste aos soberbos, dá, porém sua graça aos humildes, eleva os fracos do mundo para confundir os fortes. Por isso elevou Benedito, nascido humilde e pobre, às alturas da Perfeição. Rude e iletrado era ele. Teve a ciência dos santos e sua fama de santidade correu nações e povos.

SÃO BENEDITO: O CONSELHEIRO
São Benedito era cozinheiro no convento de Santa Maria e, com muito esforço, vivia aconselhando e pregando a partilha, vivendo com rigor a pobreza.  Cada vez que notava alguém desperdiçando o pão, costumava dizer: Este seu exemplo, contagiou a vida de muitos e tornou a figura de São Benedito, sinal da fartura e marca de proteção aos nossos lares. “Não estraguemos os restos de pão. O pão que nos sobra pertence aos pobres. É sangue dos pobres”.

SÃO BENEDITO: O SÁBIO
Quando se começou a preparar os estudos para a canonização de São Benedito, um sacerdote disse: Diz-se ainda que a clareza e a profundidade com que Benedito explicava os textos, não se encontravam em nenhum livro sagrado, pois ele se deixava ser “a voz do Espírito Santo”. “Sabemos que São Benedito era iletrado e ignorante, não sabia ler, nem escrever. Entretanto, explicava as Escrituras aos seus confrades, ao lado de muitos sacerdotes, e deixava a todos maravilhados de sabedoria e do conhecimento de Deus, e como ele falava através do Espírito Santo”.

SÃO BENEDITO: O SANTO
 A vida de São Benedito sempre foi marcada por um exemplo de fé e testemunho profundo de amor.  Durante sessenta e cinco anos, sempre testemunhou a pobreza, o desapego e uma profunda fé. Segundo os historiadores, sua frase especial – que sempre repetia – era: Com esta certeza interior sempre encorajava as pessoas a confiarem em Deus de forma filial, buscando na eucaristia um encontro pessoal com Jesus, o que nos ajuda a ter um amor a Cristo e aos irmãos. São Benedito, homem simples, franciscano, dedicado, santo em vida, amante dos pobres e humildes, sinal de solidariedade e partilha com todos os que estavam ao seu redor.  Assim, em poucas palavras podem resumir quem foi São Benedito que, depois de muitos anos, é elevado à honra dos altares por ter sido muito simples e santo solidário e companheiro. “A fé nos guia, purifica, salva e cura. Enfim, onde ela falta, falta tudo, absolutamente tudo”.

Confira abaixo a programação das celebrações do Tríduo de São Benedito na paróquia:

• DIA 02/10 – SÁBADO – 18h00min – SÃO BENEDITO: O HUMILDE
ANIMADOR: Pastoral Familiar
1ª LEITURA: Terço dos Homens
2ª LEITURA: Batismo
PRECES: Perseverança
  • DIA 03/10 – DOMINGO – 7h00min – SÃO BENEDITO: O CONSELHEIRO
MINISTÉRIOS E PASTORAL: Comunidade Nova Aliança
  • DIA 03/10 – DOMINGO – 18h00min – SÃO BENEDITO: O CONSELHEIRO
ANIMADOR: Grupo São José
1ª LEITURA: ECC
2ª LEITURA: Catequese
PRECES: Juventude
PASTORAIS: São José, ECC, Catequese e Juventude.
  • DIA 04/10 – SEGUNDA – 18h00min – SÃO BENEDITO: O SÁBIO
ANIMADOR: Pastoral Social
LEITURA: Dízimo
PRECES: Apostolado da Oração
PASTORAIS: Social, Juventude, Apostolado da Oração e Acolhida.
  • DIA 05/10 – TERÇA – 18h00min – SÃO BENEDITO: O SANTO
ANIMADOR: Leigos Sacramentinos
LEITURA: Pastoral da Misericórdia
PRECES: SAV
PASTORAIS: Pascom,  SAV  e  Leigos Sacramentinos e Misericórdia.