Lucernário: A Preparação para Festa do Corpo de Cristo

Vivenciamos nesta quarta-feira, 22, na Paróquia São Benedito, Santuário de Adoração, uma bela e emocionante experiência em preparação para a grande festa de Corpus Christi, a realização de um Lucernário.

Muitas pessoas nos procuravam para saber o significado dessa adoração. Na verdade, o que se pode dizer sobre o Lucernário é que, nos primeiros tempos da Igreja, nos mosteiros, era costume fazer o “Ofício do Lucernário” e as antigas “Vigílias”, muito frequentes, ainda, nas Igrejas Orientais.

O nome Lucernário faz alusão evidente às luzes que se acendiam ao findar o dia. Este rito tem a luz como centro. Os fiéis se reuniam nas igrejas para juntos fazerem a oração da noite do povo de Deus, agradecer os benefícios recebidos durante o dia e suplicar a proteção de Deus durante a noite que se iniciava.

O simbolismo da luz representa um papel importante no conteúdo das horas de Laudes e Véspera: a luz do novo dia é cantada como símbolo de Cristo ressuscitado; e as luzes que se acendem ao cair da noite recordam a luz plena e sem ocaso que é o próprio Cristo. O que vivenciamos é uma restauração, com alguns enxertos, do Ofício da Noite das comunidades cristãs dos primórdios da Igreja, fonte permanente da mais genuína espiritualidade e mística cristã.

O evento foi preparado com muito carinho pelos Leigos e Leigas Sacramentinos de Fortaleza e teve a condução do Diretor Nacional da Associação dos Leigos sss, Pe. Marcelo Carlos da Silva, sss. Para quem teve o privilégio de viver essa experiência, fica a inesquecível lembrança. Aos demais, anexo alguns flagrantes de tão rico momento.

Liduína M.S.Araújo
Coordenação Provincial Leigos(as)sss