Lipoaspiração vale a pena?

Realizada há quase 40 anos, a lipoaspiração é a mais popular das cirurgias plásticas, mas um estudo pioneiro não traz boas notícias para quem pensa recorrer a esta intervenção para se livrar da gordura extra.

A publicidade não deixa margem para dúvidas: Com recurso a fotografias do antes e do depois, as clínicas que anunciam os seus serviços de lipoaspiração mostram geralmente uma mulher de ancas generosas e com claro excesso de gordura a dar lugar, depois da cirurgia, a uma mulher sem pinga de gordura a mais.

A realidade, essa, parece ser diferente. Um estudo, realizado por médicos da Universidade do Colorado dedicou-se a tentar descobrir se depois dos resultados imediatos obtidos, a gordura regressa. E a conclusão não é animadora: Um ano depois de ter sido aspirada, a gordura estava de regresso. Mas não ao local de onde tinha sido tirada (ancas). Em vez disso, reaparecia na parte superior do tronco (abdómen sobretudo, mas também em torno dos ombros e tríceps.

O estudo, divulgado a semana passada pelo The New York Times, mereceu já o aplauso da Sociedade Americana para a Cirurgia Plástica Estética. O presidente considera que a investigação foi “muito bem feita” e admitiu que os resultados são surpreendentes. “É mais um capítulo na história. Não se pode enganar a Mãe Natureza.”, conclui o Dr. Rudolph Leibel, especialista em obesidade e investigador na Universidade de Columbia. Fonte: Correio do Estado.

A seguir, deixo um texto encontrado na internet e atribuído ao cantor e compositor Herbert Viana:

“Pelo amor de Deus, eu não quero usar nada nem ninguém, nem falar do que não sei, nem procurar culpados, nem acusar ou apontar pessoas, mas ninguém está percebendo que toda essa busca insana pela estética ideal é muito menos lipo-as e muito mais piração?

Uma coisa é saúde outra é obsessão.
O mundo pirou, enlouqueceu.
Hoje, Deus é a auto-imagem.
Religião é dieta.
Fé, só na estética.
Ritual é malhação.

Amor é cafona, sinceridade é careta, pudor é ridículo, sentimento é bobagem.
Gordura é pecado mortal.
Ruga é contravenção.
Roubar pode, envelhecer não.
Estria é caso de polícia.
Celulite é falta de educação.
Filho da puta bem sucedido é exemplo de sucesso.
A máxima moderna é uma só: pagando bem, que mal tem?

A sociedade consumidora, a que tem dinheiro, a que produz, não pensa em mais nada além da imagem, imagem, imagem.
Imagem, estética, medidas, beleza.
Nada mais importa.
Não importam os sentimentos, não importa a cultura, a sabedoria, o relacionamento, a amizade, a ajuda, nada mais importa.
Não importa o outro, o coletivo.
Jovens não tem mais fé, nem idealismo, nem posição política.
Adultos perdem o senso em busca da juventude fabricada.

OK, eu também quero me sentir bem, quero caber nas roupas, quero ficar legal, quero caminhar correr, viver muito, ter uma aparência legal mas… Uma sociedade de adolescentes anoréxicas e bulímicas, de jovens lipoaspirados, turbinados aos vinte anos não é natural.
Não é, não pode ser.
Que as pessoas discutam o assunto.
Que alguém acorde.
Que o mundo mude.
Que eu me acalme.
Que o amor sobreviva.
Cuide bem do seu amor, seja ele quem for.”

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta