Sobre a visita do Papa Francisco ao Brasil

A juventude e a Igreja de todo Brasil anseiam com muita alegria pela chegada do Papa Francisco. Mas, como tudo que envolve nossa Santa Igreja Católica é cercado de polêmica pelos que a perseguem, começou a polêmica em torno da visita do carismático Papa Francisco em nosso país. A polêmica reside na quantidade de dinheiro gasto pelo setor público para a visita do Papa. Como já disse antes em discussões nas redes sociais, na minha modesta opinião, a vinda de Francisco já estava garantida, independente do estado gastar um real a mais para isso. No entanto, mesmo sem acesso a cifras oficiais, acho desonesto, a tentativa de veiculação do Pontífice a esse montante de dinheiro, dinheiro que em tese, é pra ser investido na preparação da cidade para o evento, o que eu acho muito justo.

Estamos recebendo um chefe de Estado, líder da Igreja Católica Apostólica Romana, que daqui não levará um real. Por tratar-se de um Papa extremamente simples, vide suas atitudes até aqui, com certeza, não exigiu nenhum “capricho” que possa trazer prejuízos aos cofres públicos. Colocar a culpa da bandalheira que ocorre em nossa política e nossos gastos públicos na figura do Papa, além de oportunista, volto a dizer, é desonesto. Espero que o clima na cidade maravilhosa, seja de respeito, mesmo da parte daqueles que não vêem em Francisco, o sucessor de Pedro. Questionar os valores gastos pelo poder público na visita, talvez até caiba, junto ao governo do Rio, saber para onde estará sendo aplicado, é inclusive papel do cidadão. Agora não entender que o evento mereça sim investimentos é no mínimo não entender quem está para visitar a cidade do Rio de Janeiro.

Que a visita do sucessor de Pedro, anime ainda mais nossa juventude a trilhar no caminho da verdade, que os valores dessa juventude se multipliquem e contagiem outros tantos jovens no Brasil e no mundo, que andam perdidos em atalhos que não os levarão lugar nenhum. Que nossos jovens, junto com outros jovens do mundo inteiro, mostrem como se faz uma revolução, sem armas, sem bandeiras políticas, sem pedras, usando as bandeiras brancas da paz, do amor, da esperança e da caridade. Enfim, que Maria Santíssima, acolha e proteja todos os participantes da Jornada.

Texto de João Pimentel
Encontro de Casais com Cristo – Paróquia São Benedito