Semana Bíblica 2013 na Paróquia São Benedito

Segundo as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja, determinadas no Documento 94 da CNBB, algumas urgências devem ser assumidas por todas as Dioceses em sua caminhada pastoral até o ano 2015. São propostas para que, por um lado, não fiquemos perdidos diante das rápidas mudanças da sociedade e da cultura e, por outro, não caiamos nas tentações de uma igreja à medida do nosso tempo, mas pouco fiel ao Evangelho.

A comunidade religiosa da Paróquia São Benedito – Fortaleza (CE), comprometida com a missão de ajudar-nos a viver ao lado de Jesus Cristo com mais intimidade e a fazer cada católico mais fiel a Ele e mais preparado a viver na sociedade, tem levado a sério este projeto e, cumprindo a 3ª Urgência (animação bíblica da vida e da pastoral), em que as paróquias devem ser centros de conhecimento bíblico, realizou, neste mês da Bíblia, o CURSO BÍBLICO, direcionado aos agentes das pastorais e paroquianos interessados.
O curso teve início com palestra proferida pelo padre Luiz Sartorel (professor da Faculdade Católica) com o tema Bíblia e Ecologia, mostrando que a questão ecológica é um desafio também para a teologia e para a espiritualidade cristã.
A segunda parte do curso foi ministrada pela Ir. Nivaneide, da comunidade Pequeno Nazareno, no Cristo Redentor. Nossa tão competente religiosa pregou sobre o Evangelho de Lucas, destacando três momentos desse livro da Bíblia: a Promessa, o Cumprimento da Promessa e o Anúncio da promessa que se cumpriu. Temos de ser discípulos missionários a partir do Evangelho de Lucas, e só poderemos cumprir nossa missão se olharmos para a missão de Israel e a missão de Jesus.
Liduína Araújo
Leiga Sacramentina e agente pastoral da PASCOM da Paróquia São Benedito