2 de Abril: Dia Mundial de Conscientização do Autismo

A ONU decretou 2 de Abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo com o objetivo de que autistas, suas famílias, governos e sociedade em geral discutam o autismo e reafirmem o compromisso de promoção da inclusão e defesa dos seus direitos fundamentais.

Os autistas formam um amplo e diverso grupo com características comuns em pessoas que diferem muito umas das outras, cada uma com seu jeito de ser e de se expressar. Essas características são definidas como o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e envolvem dificuldades na comunicação, no comportamento e na interação social, além de apego à rotina e um padrão repetitivo de atividades.


Muitos autistas precisam de apoio para se comunicar e desempenhar atividades da vida diária, outros levam a vida de forma mais independente. Alguns têm habilidades específicas, outros deficiência intelectual. Ser autista é tão diverso quanto estar dentro do espectro neurotípico.
Estima-se que 1% da população mundial possua TEA em algum nível, o que pode significar que o Brasil tenha cerca de 2 milhões de pessoas com autismo.

A Abraça – Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo – e suas filiadas no Ceará, Casa da Esperança, Fundação Projeto Diferente, Centro de Inclusão e Apoio a Pessoa Autista de Pacatuba (CIAPA) e Associação de Pais e Amigos de Autistas de Sobral (APASO), promoverão eventos com intuito de debater, numa perspectiva inclusiva, as questões relativas à situação das pessoas com autismo e suas famílias, com o tema “SOU AUTISTA, TENHO MINHA VOZ!” (veja o manifesto em anexo).

Em Fortaleza – Dia 02/04/2014 (quarta-feira) às 14:30h – Ato Público na Praça do Ferreira (haverá ônibus saindo e retornando à Casa da Esperança)

Deixe uma resposta