Paróquia São Benedito realiza Coroação de Nossa Senhora 2019

A Paróquia Benedito realizou a Coroação da imagem de Nossa Senhora na celebração das 18 horas no último domingo (26/05). A homenagem marcou o encerramento do mês de maio, tradicionalmente dedicado à Nossa Senhora.

Foi São Felipe Neri que começou a dedicar o mês de maio à Maria fazendo a ela homenagens com flores. A tradição de coroar a imagem de Nossa Senhora no mês de maio veio da Europa. Este gesto da coroação é simbólico, sendo uma forma de externar o carinho que sentimos pela Mãe de Jesus e nossa Mãe. Na Europa, no mês de maio é primavera, quando são colhidos os frutos da terra e as flores do campo são cheias de cores e de perfumes. E isto remete a Maria, que é considerada a flor mais bela. Essa tradição chegou ao Brasil através dos portugueses. Desde então, devotos realizam coroações da imagem de Nossa Senhora durante este mês. A tradição se solidificou no século XIV, em Paris, onde a figura de Maria ganhou destaque. A Mãe de Deus era simbolizada como uma flor adornada de jóias, então, surgiram as coroações.

Celebrar o Mês de Maria é devotar o nosso amor à Mãe de Deus e nossa Mãe. Coroar Nossa Senhora é demonstrar que a Igreja a reconhece como “Rainha”, mesmo na simplicidade de sua figura, porque é Mãe de Cristo, o Rei. Confira a seguir o registro de alguns momentos da coroação.