Dia 1º de Outubro: Dia de Santa Teresinha do Menino Jesus

1º de Outubro. Primeiro dia do mês dedicado às missões e nada melhor do que refletir e comemorar a vida dessa linda serva de Deus, que com apenas 15 anos de idade entrou no convento com a certeza de uma vida: cumprir a missão de “viver de amor.”

Santa Teresinha do Menino Jesus veio de uma família muito humilde de Alençon (França) no ano 1873. Mesmo tão jovem, decidiu-se pela vida religiosa e entrou para o convento das Carmelitas de Lisieux, exercitou-se de modo singular na humildade, na simplicidade evangélica e confiança em Deus, virtudes que também recomendava especialmente às noviças do seu mosteiro.

Em todo tempo testemunhava o grande amor de Deus com suas atitudes e gestos de amor. Com simplicidade e admirável eficácia, o mais profundo desejo da menina Teresinha era que fosse missionária “desde a criação do mundo até a consumação dos séculos”. Sua vida nos deixou como proposta, selada na autobiografia “História de uma alma” e, como intercessora dos missionários sacerdotes e pecadores que não conheciam a Jesus, continua ainda hoje, vivendo o Céu, fazendo o bem aos homens da terra.

Morreu com apenas 24 anos, oferecendo a sua vida pela salvação das almas e pela Igreja e nos ensina que muito mais do que palavras, precisamos transformar nossa vida em atos concretos de amor em todo tempo.

Após a morte de Santa Teresinha, aconteceu a publicação de seus escritos. A chuva de rosas, de milagres e de graças de todo o gênero. Em 1923, foi beatificada; canonizada em 1925 e declarada “Patrona Universal das Missões Católicas” em 1927 (atos do Papa Pio XI). E a 19 de outubro de 1997, o Papa João Paulo II proclamou Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face doutora da Igreja.

Santa Teresinha do Menino Jesus: – Rogai por nós!