Pe. Marcelo Silva, sss – que também é psicólogo – oferece terapia gratuita a profissionais da saúde

Padre Marcelo Carlos Silva sss é Superior Provincial da Congregação do Santíssimo Sacramento na Província Nossa Senhora de Guadalupe.

O questionamento, que conduziu o Padre Marcelo Silva, sss no caminho da psicologia há mais de vinte anos, foi o mesmo que trouxe, neste período de pandemia, a ideia de oferecer sessões de terapia de graça a profissionais que estão na linha de frente do combate à Covid-19.

Padre Marcelo, sss é de Manhuaçu, região da Zona da Mata mineira. Desde os cinco anos, já sabia que queria seguir a vida religiosa. Há quase trinta anos, se mudou para BH, onde se formou em filosofia e teologia. Foram oito anos de estudos até se tornar padre.

Em 2003, descobriu a psicologia durante as sessões de terapia que o auxiliaram a enfrentar a morte do pai, em um acidente. Passada a fase de luto, decidiu investir na formação na área. Foram mais cinco anos na faculdade. Hoje, além do trabalho na igreja, Padre Marcelo sss também atende em consultório.

Atualmente, ele é pároco na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, uma das mais antigas de Belo Horizonte. Paralelamente, mantém um projeto com 30 psicólogos voluntários que prestam atendimento a mais de 2 mil pessoas carentes por mês no Núcleo de Acolhida e Articulação da Solidariedade Paroquial da igreja. Com a Covid-19, este projeto precisou ser suspenso.

Mas Padre Marcelo sss não quis parar de ajudar e decidiu focar o atendimento a profissionais da saúde que estão lidando diretamente com o novo coronavírus. “Estas pessoas lidam com o fantasma do medo, de contaminar os familiares, de se contaminar. Por isso criamos o projeto”, contou.

Idealizado há duas semanas, o projeto já reúne 13 psicólogos voluntários, entre eles, o próprio Padre Marcelo sss. Os atendimentos são realizados on-line e ajudam os profissionais da saúde a lidar com crises de ansiedade, depressão e outros problemas relacionados à saúde mental.

Para agendar as consultas on-line, o contato de WhatsApp é: (31) 98420-1204. Os atendimentos serão via WhatsApp ou Skype.

Fonte: Portal G1 Minas