Mensagem da Festa do Fundador à Família Eymardiana

Mensagem da Festa do Fundador à Família Eymardiana

Eu vi as graças que fizeram a doação de meu batismo, imensas! – filiação de Deus; – irmão de Jesus Cristo; – filho da Igreja e irmão dos santos. O que me fez chorar foi ver minhas três vocações: à vida piedosa, religiosa e presbiteral.
Como a Providência foi boa e admirável comigo! É um milagre contínuo! (5 de Fev. de 1865, Retiro de Roma)

Caros irmãos e irmãs da Família Eymardiana,
Saudações fraternas e eucarísticas por ocasião da festa de nosso Fundador!

Torna-se ainda mais importante neste tempo desafiante de pandemia retomarmos os valores fundamentais da Vida, da Fé e da Vocação Eymardiana. Em um momento de distanciamento social, celebrar o específico de cada momento – como por exemplo esta data de 02 de agosto – torna-se um desafio, mas também uma possibilidade: repensar o como e o por que fazer esta data acontecer como festa para nós, ainda mais em tempos anti-festivos.

Penso que é exatamente nesta hora que precisamos reinventar a vida em toda sua extensão, até que a feliz proclamação da cura chegue às nossas famílias, comunidades e países. Quando este dia chegar, será o tempo de uma grande ação de graças. Mas até lá, aprendermos a celebrar nossa vida fraterna, orante e servidora dentro deste tempo de desassossego torna-se um imperativo de esperança e fé em que o Mistério Pascal de Cristo é nosso ponto de partida.

A fonte batismal que alimentou toda a vida de Pedro Julião Eymard, da sua família ao altar de sua canonização como O Apóstolo da Eucaristia, é nossa inspiração fundamental e necessária para vencermos os tempos de prostração e desânimo.

O Senhor, em cada Eucaristia, seja presencial ou virtualmente, continua a nos dizer uma Palavra de Vida que nos alimenta desde o nosso Batismo rumo à uma vida de missão – Coragem, eu venci o mundo… Não tenhas medo, Estou contigo… Desejei ardentemente comer com vocês esta Ceia… – sempre apaixonada por Cristo, nosso irmão, Deus nosso Pai e unido a força do Espírito. Por isso, sobre esta Trindade Santa, devemos sustentar nossa firme esperança de um testemunho edificante, gratificante e generoso onde a Teologia do Amor Exagerado, continue sendo nossa bússola batismal; nosso alegre anúncio de que estamos vivos e superando cada dia as arramas da morte que circunda nossos laços, famílias, comunidades e missão.

Os tempos não estão sendo fáceis, mas haveremos de superá-los pela mesma graça batismal que levou Santo Eymard, o Apóstolo da Eucaristia, a ser Pão partido para a fome do mundo. Este mesmo mundo que mais do que nunca precisa de que façamos a nossa parte na espiritualidade da multiplicação dos pães, onde o Mestre das Mesas continua a nos dizer: Dai-lhes vós mesmos de comer.

Por isso, assim como os Discípulos de ontem acreditaram nesta palavra potente, que também em nossos corações haja espaço para devotarmos nosso amor e nossa ação evangelizadora que não pode ser realizada em nome de outra verdade que não seja em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Seja você também uma Boa Noticia para alguém. Seja você também extensão do Pão Partido. Seja você também uma Palavra de Deus para quem mais precisa. Assim como nossa província agradece a Deus com júbilo por mais 5 novos Religiosos que assumem de forma definitiva nossa vocação eucarística e junto dela também o Ministério Diaconal para servirem as Mesas do Reino, também temos você e sua família para nos alegrar como Família Eymardiana.

Que Maria, a Senhora da Eucaristia, interceda junto ao Pai por nós e por nossas lutas neste tempo desfavorável à vida humana, fazendo-nos descobrir as graças favoráveis à vida espiritual que provém de nosso batismo. Participe, celebre, estejamos unidos como Família Carismática.

Em nome de todos os grupos da Família Eymardiana,

Pe. Marcelo Carlos da Silva, sss
Provincial da Província Nossa Senhora de Guadalupe

Deixe uma resposta