Dom Aldo deixou para nós uma mensagem de fé, otimismo e esperança.

Dom Aldo deixou para nós uma mensagem de fé, otimismo e esperança.

“Quero trazer a memória aquilo que me dá esperança.” – Lamentações 3,21

O dia de hoje tornou-se saudoso para aqueles que conheceram, conviveram, ou acompanharam a trajetória de dom Aldo Pagotto. Ano passado em meio a uma pandemia dávamos adeus a um homem que lutou heroicamente na defesa do Evangelho mesmo que isso lhe custasse muito sofrimento. Foi um momento muito difícil. Não tivemos a oportunidade de nos despedir. Muita dor. Vivíamos o luto! A esperança que tínhamos era de hoje, após um ano de sua páscoa, nos reunirmos para celebrar a Eucaristia presencialmente. Ainda não será possível. O cuidado com à vida carece desse esforço.
Pensávamos que após um ano tudo estaria melhor, que a pandemia estaria superada, que estaríamos mais conscientes do que tudo isso causou nas nossas vidas e procuraríamos evitar que outras vidas fossem ceifadas assim como foi a sua. Ainda não aconteceu. Se dom Aldo estivesse conosco como estaria reagindo a tudo isso? Acredito que com muita oração e ação. Como costumava dizer : “Ora et labora!” Ele estaria celebrando , atendendo confissões e cada vez mais entregue a Eucaristia.
Dom Aldo deixou para nós uma mensagem de fé, otimismo e esperança. Mesmo diante de todas as adversidades sempre estava disposto a seguir em frente não importando os obstáculos. Com certeza tudo isso alicerçado na Eucaristia.
Diante destes 365 dias de sua partida dom Aldo só podemos lhe agradecer por todo bem semeado em nosso meio. Seu amor incansável pela salvação das almas nunca será esquecido, seu ardor missionário sempre será um motivador para nossas ações pastorais. Que seu legado permaneça sempre em nós.
Descanse em paz!

Talita Sousa

Este post tem 2 comentários

  1. Adria

    TESTEMUNHO
    SEI QUE TEM MILHARES
    MAS UM DIA COMPARTILHARÃO O MEU

    À todos que lerem ou ouvirem esta história….

    Eu pensei muito antes de resolver compartilhar a minha vida com vocês….e se o faço agora é porque percebi que se o PAI me deu um presente tão grande, egoísta seria eu de me apossar dele sem nenhuma troca… então entendi que ELE queria que eu fosse mensageira do poder e da misericórdia DELE para com seus filhos que dobram os joelhos e suplicam por um milagre.
    Foi então que tomei coragem para contar minha história, de como DEUS transformou minha vida de uma maneira tão extraordinária que nem os mais santos pensariam que poderia acontecer….
    Desde os meus 13 anos fui rebelde e não media consequências. Fui expulsa do colégio por livre e espontânea pressão. Desde esse tempo eu já bebia e fumava… A primeira pessoa que me relacionei foi meu professor de matemática…que durou até meus tempos de faculdade nos meus 20 e poucos anos …
    Minha vida foi sempre cheia de álcool , cigarro.e psicotropicos . Morávamos numa casa grande com uma piscina, ping-pong, sinuca , onde passávamos os fins de semana bebendo
    Eu sempre fugia para as casas das minhas tias, onde tinha primas de varias idades que tinham vida muito diferente da minha. Lá eu me sentia mais protegida….Às minhas tias e primas queridas toda a minha gratidão.
    Foi na casa de uma delas que tive um gesto de desespero, cortei meus pulsos e elas correram me levaram para o hospital e sobrevivi. Depois quando voltei lá, perguntaram o que tinha sido aquilo, porem mais como advertência do que busca de solução. Depois disso fiquei indo mais para a casa da outra tia…
    Aí uma coisa boa me aconteceu…passei no concurso do banco do Brasil, de onde eu saia com os colegas para beber quase todos os dias da semana……e. foi só depois que me relacionei com um colega do banco, quando trabalhávamos no CESEC de madrugada..até aí então era só cigarro e álcool. A turma do banco onde eu trabalhava foi muito boa mesmo, mas só me levaram cada vez mais ao álcool. Então, um dia, papai vendeu a casa e fomos morar num apartamento. Ele, mamãe e eu. Em dezembro de 1995 nós 3 nos internamos numa clínica em Natal. Voltamos no final do ano. Papai não bebeu mais e eu , 1 mês depois, tomei o maior ” porre da minha vida ”
    Aí fiz uma outra besteira. Meu cunhado e eu tínhamos uma certa atração física e em 1987 fomos para um motel.
    Em 1988 resolvi tomar conta da minha vida e fui morar sozinha.
    No dia da minha mudança pro apto, meu cunhado foi me ajudar a mando da mulher. Quando chegamos lá os moveis não tinham chegado. Então ele foi no carro e trouxe uma lona e foi deitar no chão do quarto. Eu estava na sala. Ele me chamou : deita aqui comigo senão vais ficar toda suja. E aí a ”coisa rolou”.
    Mas o pior de tudo não foi isso, foi a consequência dessa loucura…. A gravidez…. Entrei em pânico, o que fazer??? O que dizer aos meus pais??
    Criei coragem e falei com eles, mas ocultei o nome do pai…Claro que ficaram triste e preocupados de como seria minha vida dali pra frente. Então eles me convenceram e minha irmã e sua cunhada, ajeitaram tudo para eu tirar a criança, pois eu era muito nova, começando num bom
    emprego, essa criança só viria atrapalhar tudo, que depois eu teria quantos filhos eu quisesse. E eles arrumaram tudo para eu me “livrar” da criança.
    Desde o momento que levantei daquela maca, meu coração se encheu de arrependimento e conscientização do pecado que eu tinha praticado. E isso ainda me perturba o sono…
    Daí pra frente minha vida foi só álcool e drogas…. Passei por 11 internações em clinicas pra dependência química…, em Fortaleza e em Salvador..etc… Mas nada me libertou do maldito vicio….porque na verdade era meu esconderijo, pois se ficasse sóbria iria lembrar do meu filho….seria menino ou menina???? Como estaria agora??? Numa das internações soube onde conseguir droga.
    …. Muitas vezes tentei tirar minha vida….mas ELE não queria que eu fosse ainda…. mas não desisti… Num dia sai e fui comprar *COCAÍNA*. Aí conheci, literalmente, o INFERNO. Comecei a usar em 1999, 2000 . Em 2001 sai de licença médica do banco pra usar cocaína.
    O melhor é que nesse tempo havia se criado um elo muito bom entre meus pais e eu. Um dia em que estava deprimida, suja, triste, sem ânimo, com abstinência, meu pai me pediu pra contar o que estava acontecendo comigo. Resolvi contar pra ele. Eles decidiram me ajudar nessa saída e foram uns instrumentos maravilhosos nas mãos do SENHOR.
    Papai e eu conversávamos bastante. Eu lhe contava tudo e ele sempre me pediando pra ter forças que um dia DEUS iria me tirar desse castigo, que eu não tinha pedido para entrar… E continuamos a vida e sempre ele me pedindo para ter força e deixar as drogas e eu sem conseguir… minhas conversas com meu pai eram um bálsamo para minha vida. E seguimos os dois sempre preocupados um com o outro. Meu pai estava muito doente e eu sabia que estava se aproximando o seu final aqui na terra, e eu queria que esses seus momentos fossem de paz e união…..Mas uniaõ na nossa casa só mesmo quando estávamos só nós três. Mas meu querido pai morreu sem conseguir ver seus filhos unidos… E é pensando nele também que eu hoje vivo com minha mãe, apesar de todos os percalços que a vida nos dar.
    Nesse período cruel e errado da minha vida, conheci muita gente, umas me fizeram bem, outras nem tanto… e um dia me apaixonei por uma prima. Isso mesmo, uma prima, no feminino. Com ela vivi muitos momentos bons….até eu perceber que estava sendo usada por ela…que só me queria para pagar as contas de todos os passeios. Ela soube da traição e rompeu comigo..
    Era uma dor no peito…uma tristeza…uma angústia sem tamanho…Foi aí me afundei de vez nas drogas….foram dias horríveis…ainda me dói relembrar, mas preciso dar meu testemunho para ajudar outras pessoas que estejam passando pelo que passei, mesmo que me doa e/ou horrorize outras pessoas….
    De licença, tudo era fácil…vivi muita loucura, bati o carro, dormi no carro muitas vezes parada numa rua…fiz tudo que não deveria ter feito….(e só confesso para que pessoas saibam da misericórdia de DEUS)
    Eu estava só…ninguém me entendia…começava a sentir as consequências da cocaína, perdi a cartilagem do lado direito do nariz, que sangrava muito. Só para dar exemplo…..eu era a drogada da família, e drogado é como se fosse um marginal… e esse 6 anos de loucura não conseguiram apagar do meu coração, o meu filho… Ainda penso nele….
    Uma noite comecei a passar mal que liguei para o pisiquiatra. Ele me mandou parar de cheirar e tomar a maior quantidade de soníferos e parasse pois eu estava tendo uma overdose. Então fui tomar um banho e me esfreguei muito como que querendo arrancar da pele essa maldita droga………… Então logo depois.apsguei
    Quando acordei vi que continuava viva. E ainda mais uma vez não entendi o recado. Continuei na droga e assim foi minha vida durante 6 anos.
    Mas o mais importante foi a minha conversão. Onde realmente eu tive um encontro pessoal com Jesus no Santíssimo , de joelho no chão, chorando, cheirando para ter coragem de ir à missa, sem nunca comungar, pois não obtinha permissão do padre.
    Daí pra frente passei a fazer adoração diária. Cheirava a droga e saia para a missa…e foi assim até “o anjo” ,Padre Fernandes me acolher , me entender, e drogada, em meio a prantos e imploracao pela minha absolvição , ele na sua infinita bondade de coração, permitiu que dessa vez eu recebesse JESUS Então pude comungar. Mesmo antes de comungar eu passava horas de joelho diante do SANTÍSSIMO SACRAMENTO e mamãe e papai rezando o terço lá fora e eu trancada no meu quarto.
    Foi a época da batalha.. E aqui vem a melhor parte.
    Era 24 de maio de 2006, uma noite daquelas que os pensamentos veem todos ao mesmo tempo e sua cabeça parece um turbilhão de águas revoltas.( nunca vou esquecer essa data). Então, de repente me vi de joelhos no chão pedindo ao Santíssimo Sacramento que me libertasse desse vicio maldito….E num impulso, que hoje acredito ter sido o Espirito Santo me impulsionando, eu peguei toda a cocaína que eu tinha guardada e joguei no vaso e dei desgarga ..não sei como tive coragem..chamei a mamãe mas ela não acreditou. Também ela já estava cansada das minhas loucuras e eram 2 horas da manhã. Então olhei fundo nos seus olhos e lhe disse -“O importante é que DEUS viu”-
    E continuei de joelhos implorando pela minha libertação …e mais uma vez o milagre aconteceu.: acordei totalmente curada, e o mais, sem abstinência…..o que é impossível na condição que eu me encontrava…DEUS ouviu minhas preces…..quando penso ainda me emociono……DEUS ME CUROU….
    Desde 2006 eu estou liberta das drogas…
    ..E sem abstinência…Pode haver um milagre maior na vida???? Quantas pessoas não imploram por isso??? Por que fui eu a merecida???? Não sei…e ninguém sabe…quando DEUS decide não pergunta a opinião da gente…
    Veja como são as coisas de DEUS…ELE escolheu a filha errada, drogada para cuidar da mãe nos seus últimos dias. ELE sempre prepara sua vida do jeitinho que ELE quer……E as coisas vão acontecendo até terminar aonde ELE destinou….
    .Eu não podia ter morrido, nas vezes que tentei me suicidar, não podia ser uma filha correta, sem vícios e sem defeitos , pois o que ELE queria mesmo era mostrar que tudo acontece quando tem de acontecer….quando se chega a terra já se tem todos os nossos passos pré-determinados por ELE….
    Por isso eu preciso contar toda a minha história…para que chegue até os desfavorecidos, como eu era, e lhes dar o maior presente: a..esperança….
    …a mesma esperança que “meu pai ” me deu… Meu amigo , conselheiro, pai , mas, que hoje está na glória do Senhor… Hoje eu posso fazer o que ele me designou…..cuidar da minha mãe. Em nenhuma internação consegui deixar os vícios……………………………….mas DEUS me curou para que eu cuidasse dela…..e vou fazer com todo amor….até seus últimos momentos ela me terar ao seu lado…. Vivi quase toda a minha vida como que exilada da família…mas hoje eu entendo toda essa minha trajetória….eu tinha de passar por tudo isso para poder pensar diferente dos meus irmãos…porque se eu tivesse tido uma vida igual a deles, talvez eu também fosse pensar do jeito deles……e aí??? O que seria da nossa mãe hoje??? Com certeza estaria num asilo, porque eu também acharia que era o melhor para ela.
    Hoje vivemos nós duas num pequeno apto, onde posso dessa forma compensar toda a sua vida dedicada a cuidar dos filhos…não podia e nem posso deixa-la num asilo….
    Por favor, reflitam e orem pedindo a DEUS uma luz de discernimento, para saber a quem e a que horas esse meu testemunho vai servir para ajudar alguém….
    E quando isso acontecer, eu saberei que ELE está feliz comigo.
    Se você ouviu ou leu essa minha história e ela lhe deu um pouco de esperança, eu lhe afirmo: DEUS existe e te ama….só falta você abrir o coração para ELE…
    Tudo que escrevi aqui foi a mais absoluta verdade….
    Com muito carinho..
    Uma filha de Deus. Feliz porque ELE me ouviu.

    Obs: SE UM DIA FOREM COMPARTILHAR MEU TESTEMUNHO, ME AVISEM.

    1. Lu Castro

      Deus continue abençoando você a sua família

Deixe uma resposta