Homenagem Póstuma ao Pe. Anízio Ferreira dos Santos, sss

“A Eucaristia é o sol da minha vida” (São Pedro Julião Eymard)

A emoção foi o sentimento que marcou a missa de corpo presente de Padre Anízio Ferreira dos Santos, SSS que faleceu dia 18/05/2021, com 62 anos, por complicações da COVID-19. Ele foi sepultado nesta quarta-feira, dia 19/05, no Mausoléu dos religiosos sacramentinos, no Santuário de São Benedito, em Fortaleza/CE. Amigos, paroquianos e demais religiosos se fizeram presentes, para fazer suas últimas homenagens, mostrando o quanto este sacerdote era querido. Também esteve presente, vindo de sua terra natal, a sobrinha de Pe. Anízio, Dona Nelma, que veio representando a família.

Pe. Anízio, sss nasceu no dia 04 de agosto de 1958, na cidade de Gandu (BA). Filho de José Borges dos Santos e Cecília Maria Ferreira. Sacerdote sacramentino, foi ordenado presbítero no dia 4 de janeiro de 1986. Era bacharel em Teologia pela faculdade Nossa Senhora de Assunção, possuía licenciatura plena em Filosofia e pós-graduação em Liturgia. Durante onze anos, foi pároco da Paróquia Santíssima Trindade, no bairro José Walter, onde participou com bastante eficácia da antiga Região Episcopal Metropolitana 3 e animou a Pastoral Afro na Arquidiocese, promovendo eventos importantes. Padre Anízio, sss era também autor de livros, dentre eles “Horas Santas Litúrgicas” e “Eu, Negro – Discriminação Racial no Brasil Existe?”.

Tomou posse como Reitor e Pároco da Paroquia São Benedito no dia 05/03/2019, onde, com muito empenho, desenvolveu um trabalho de acompanhamento das Pastorais, Grupos e Movimentos, além de uma assistência constante à comunidade de Leigos Sacramentinos e apoio ao Servitium Christi. Em 2017, Pe. Anízio esteve à frente da equipe de serviço dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão do X Evangelizar é Preciso, em Fortaleza, com o Pe. Reginaldo Manzotti. Também podemos citar todo o apoio ao Encontro de Casais com Cristo, com o intuito da evangelização das famílias, surtindo assim, efeitos grandiosos. Na sua gestão foi realizado em 2018, pela primeira vez o Encontro do ECC dentro de nossa Paróquia. Acompanhamento da Pastoral Familiar em seus objetivos. Realização de Formações mensais que tinha como meta abranger Quatro Áreas, a seguir: ÁREA 1 – PILAR DA PALAVRA: Iniciação a Vida Cristã, Animação Bíblica da Vida e da Pastoral. ÁREA 2 – PILAR DO PÃO: Liturgia e Espiritualidade. ÁREA 03 – PILAR DA CARIDADE: Serviço a Vida Plena. PILAR 4 – PILAR DA AÇÃO MISSIONÁRIA: Estado Permanente de Missão, dentre muitos trabalhos individuais em cada Pastoral. Um grande trabalho realizado pelo nosso Padre Anízio foi a instalação do Novo Som Paroquial, acabando de vez com o problema sonoro de nossa Paróquia.

Na manhã de quarta-feira, 19 de maio, foram realizados o velório e a missa de exéquias do Pe. Anízio Ferreira dos Santos. A cerimônia do velório foi conduzida por Pe. Marcelo Silva, sss – Provincial da Congregação dos Sacramentinos. A solenidade teve início às 07h, com a acolhida do corpo, posteriormente houve um momento de oração comunitária com a reza dos salmos na oração das Laudes. Durante o percurso da manhã, fieis, paroquianos, diversos representantes das pastorais e movimentos, marcaram presença participando dos diferentes momentos antes do sepultamento. Leigos e Leigas sacramentinos também acompanharam este último adeus ao Padre Anízio, assim como as diferentes comunidades sacramentinas, tanto religiosos, quanto fiéis e paroquianos de toda a Província, que acompanharam a transmissão via redes sociais da Pascom.

A Celebração de corpo presente foi presidida por Dom Valdemir Vicente, bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza. Concelebraram Pe. Marcelo Silva, SSS – Superior Provincial Sacramentino; Pe. Francisco Junior, SSS – pároco de Santíssima Trindade, no bairro José Walter, Pe. Jésus, SSS – vigário paroquial de Santíssima Trindade, no José Walter, Pe. João Batista, SSS e Pe. Magalhães, SSS – vigários paroquiais do Santuário São Benedito, além de Frei Alexandre – Pároco do Santuário Sagrado Coração de Jesus e Diácono Ximenes.

Finalizada a Missa e antes do sepultamento, Pe. Marcelo, visivelmente emocionado, dirigiu algumas palavras, destacando o momento triste que o país está vivendo com a perda de tantas vidas. Agradeceu, também, o apoio de todos os que, de um modo ou outro, fizeram mais leve a dor do Pe. Anízio, acompanhando-o na doença e no isolamento e, de passo, fazem mais leve a dor de toda a família Eymardiana frente à perda. E continuou dizendo: “eu tenho a certeza de que, quando um Padre morre de Covid, ele está dizendo para a sociedade inteira, como Igreja, “Nós somos da mesma matéria que vocês, nós somos parte de vocês e o que vocês sofrem como humanidade nós também sofremos”. O nosso muito obrigado a todos e a nossa eterna gratidão!

Veja todas as fotos clicando aqui