Missa da Esperança em homenagem a Dom Aldo Di Cillo Pagotto, sss

Aconteceu no dia 18 de setembro de 2021, às 17h, em Fortaleza, CE, no Santuário Paróquia São Benedito, a Celebração da Esperança, realizada pela Família Eymardiana, em ação de graças a Dom Aldo Pagotto, sss, tendo em vista que, na época do seu falecimento, não pôde ser realizada devido às restrições impostas pela pandemia vigente.

A presidência da celebração foi de Dom Jorge Bezerra, sss, bispo da Diocese de Paracatu MG, e concelebrada por Pe. Marcelo Silva, sss (Provincial), Pe. Antônio Jackson, sss (Ecônomo Provincial), Pe. Francisco Junior, sss (Vice Provincial), Pe. Gleidson Forte, sss (Vigário Paroquial Santíssima Trindade), Pe. Regivaldo dos Santos, sss (Paróquia Santa Ifigênia), Pe. Haroldo Paiva, sss (Comunidade Sant’Ana- RJ) Pe. Jesus Neres, sss (Administrador Paroquial São Benedito) Pe. Armindo Magalhães, sss (Vigário Paroquial), Diácono Ximenes e Diácono Antonio Rocha.

A celebração, animada pelos corais Dom de Deus e São Pedro Julião Eymard, foi marcada por muitas emoções e saudades, pois, também, no mesmo dia, completavam 04 meses da páscoa de padre Anízio Ferreira dos Santos,sss.

Dom Jorge, de forma simples e muito rica, fez uma belíssima explanação da trajetória de Dom Aldo. Desde seu discernimento vocacional até seu ministério episcopal. De forma marcante, o definiu por duas siglas: SSS e TT que significam respectivamente Sacerdote, Sábio, Servidor; Trabalhador e Terno, mostrando o quanto a vida de Dom Aldo foi uma oferta a serviço de Deus, do povo e da Eucaristia. De forma muito comovente, relatou confidências que tiveram bem próximo de sua morte e nos narrou o quanto que Dom Aldo se doou pelo Reino. Não só ressaltou as alegrias como também os dissabores enfrentados no ministério episcopal. Encerrou a sua explanação nos animando, com a certeza de que o arcebispo emérito da Paraíba está contemplando a Casa do Pai e intercedendo por cada um de nós.

Dando sequência à celebração, houve várias homenagens encerrando com  Pe. Marcelo Silva, sss que leu a mensagem do Superior da Congregação do Santíssimo Sacramento, Pe. Eugenio Barbosa, sss, e encerrou com um vídeo, nos deixando palavras de esperança: “Com a esperança da palavra, renascerei, renascerás, renasceremos juntos para que o mundo sem pandemia, em breve, possa nos reunir, sem mascaras, sem distâncias. E com afeto e a fé, reconstruirmos o que a humanidade foi ferida”. E citou Guimarães Rosa:
O correr da vida embrulha tudo.
A vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem!

E por fim, dois Marcos na história dos sacramentinos de Fortaleza: a reinauguração do Mausoléu e a inauguração do Instituto Dom Aldo, este último organizado pelo Pe. Regivaldo dos Santos, sss.

O Instituto Dom Aldo tem a missão de tornar viva a memória de dom Aldo e promover as vocações sacramentinas.
Dom Jorge, sss abençoou os dois locais, e a família di Cilo Pagotto fez o descerramento da placa, inaugurando assim o Instituto Dom Aldo. Que o legado de Dom Aldo permaneça fecundo e ardente no meio de nós.

Veja as fotos desse momento tão marcantes clicando aqui