Foi instalado no Santuário de Adoração, Igreja de São Benedito, o primeiro columbário de uma igreja no Ceará

Columbário do Santuário de Adoração, Igreja de São Benedito: lugar de memória e oração pelos nossos entes queridos.

O Santuário de São Benedito, instalou um columbário, o primeiro de uma igreja no Ceará. Nesse lugar, serão depositadas as urnas contendo as cinzas dos mortos depois da cremação dos cadáveres. Uma taxa simbólica deverá ser cobrada do fiel interessado.

Desde os primórdios das comunidades cristãs, os fiéis sempre desejaram que os seus entes falecidos pudessem receber oração por parte da Igreja. Os seus túmulos tornaram-se lugares de oração, memória e reflexão. Além do sepultamento, a Igreja permite a cremação desde 1963. Em 2016, o Papa Francisco aprovou a Instrução da Congregação para a Doutrina da Fé, Ad Resurgendum cum Christo, que traz as normas para a cremação e a conservação das cinzas de morto.
A orientação é que as cinzas sejam mantidas em lugares dignos e consagrados. Os Colombianos, ou nichos onde os restos cremados dos fieis são depositados, existem há milhares de anos. O nome vem do latim para pomba, Columba, e é memória do Espírito Santo, habitação de Deus em nós.
A conservação das cinzas num Columbário pode contribuir para que não se corra o risco de afastar os defuntos da oração e da memória dos parentes e da comunidade cristã. Desse modo, evita-se as práticas equivocadas de espalhar cinzas no mar ou em outros lugares, mas sim conservá-las em casa, dividir entre os familiares ou guardar em joias ou outros objetos.
Na Capela da Ressurreição, Columbário do Santuário, os fies defuntos se unem na festa que une o céu e a terra em cada eucaristia e fazem parte da celebração da memória eterna, juntamente com os padres, bispos e religiosos sacramentinos ali sepultados.
______________
Pe. Francisco Júnior de Oliveira Marques, SSS
Reitor e Pároco do Santuário Arquidiocesano de Adoração
Paróquia São Benedito e N. S. do Patrocínio.