A Campanha da Fraternidade 2013 foi lançada oficialmente no dia 13 de fevereiro, quarta-feira de cinzas. Após 21 anos da Campanha da Fraternidade de 1992, que abordou como tema central a juventude, a CF deste ano, na sua 50ª edição, tem também a mesma temática.
O tema “Fraternidade e Juventude” tem como objetivo ser mais um elemento para fortalecer o desejo de evangelização dos jovens.
De acordo com o presidente da Comissão para Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro, uma das metas principais da CF 2013 é olhar a realidade juvenil, compreender a riqueza de suas diversidades, potencialidades e propostas, como também os desafios que provocam atitudes e auxílios aos jovens e aos adultos.
“O objetivo geral da Campanha é acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz”, disse Dom Eduardo.
Para Dom Eduardo os jovens são os novos agentes de comunicação, pois nasceram na era digital e detém o conhecimento técnico.
“Tem-se que reconhecer que o mundo digital está nas mãos da juventude. O novo jeito de o jovem ser e interagir tem suas raízes nessa comunicação em rede. Ele respira e vive na chamada ambiência midiática, uma teia de novas tecnologias em que se pode ser ouvido, visto, considerado. Comunicar não é, portanto, apenas uma questão instrumental, mecânica, unidirecional, é inter-relacional, é vida”, concluiu.
No Santuário Nacional de Aparecida, a Campanha da Fraternidade foi lançada em missa especial, às 9h, no dia 13 de fevereiro. A celebração foi presidida pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis. Saiba mais acessando o Site Oficial da CF 2013.