2 de Abril: Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O Autismo é um Transtorno Global do Desenvolvimento (também chamado de Transtorno do Espectro Autista), caracterizado por alterações significativas na comunicação, na interação social e no comportamento da criança. Essas alterações levam a importantes dificuldades adaptativas e aparecem antes dos 03 anos de idade, podendo ser percebidas, em alguns casos, já nos primeiros meses de vida. As causas ainda não estão claramente identificadas, porém já se sabe que o autismo é mais comum em crianças do sexo masculino e independente da etnia. O autismo ainda não tem cura mas é tratável e quanto mais cedo for diagnosticado mais eficiente será o tratamento.

No dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU), pais, profissionais e governantes procuraram se unir para a conscientização e alerta de uma síndrome que cada vez mais afeta novas crianças. Ainda sem saber ao certo o que causa o autismo, cientistas do mundo inteiro têm trabalhado em conjunto na busca por respostas. A conscientização é importante já que a falta de informações gera preconceitos e também o diagnóstico tardio. Quanto menor o preconceito maior a qualidade de vida dos autistas e seus familiares e quanto mais precoce for o diagnóstico, melhores serão as respostas das crianças aos tratamentos propostos a ela.

Estimou-se em 2007 que no Brasil, país com uma população de cerca de 190 milhões de pessoas naquele ano, havia cerca de 1 milhão de casos de autismo, segundo o Projeto Autismo, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, da Universidade de São Paulo. 

Atualmente o número mais aceito é a estimativa de que haja 2 milhões de pessoas com autismo, cerca de 1,0% da população. O governos dos Estados Unidos divulgou, esse ano, números alarmantes de uma criança com autismo para cada 50 em idade escolar (entre 6 e 17 anos), um incidência de 2,0%. Os dados vêm de uma pesquisa por telefone feita pelo CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças — em inglês: Centers for Disease Control and Prevention) com 91.642 famílias. No mundo, a ONU (Organização das Nações Unidas) estima que tenhamos 70 milhões de autistas.

A empresa onde trabalho está promovendo uma campanha no Facebook visando celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, tendo como principal objetivo dar mais notoriedade a pessoas especiais, portadoras dessa síndrome. Elas merecem nossa atenção e sobretudo nosso respeito. Acesse o link abaixo, faça parte desta causa em prol do Autismo e ainda concorra a um Ipad:


Adriano de Paula

Deixe uma resposta