26 de Junho: Dia Internacional do Combate as Drogas

Neste domingo, 26, celebra-se o Dia Internacional do Combate às Drogas. De acordo com o professor da Uerj e da UFF, psiquiatra Jairo Werner, o viciado em drogas começa a fazer parte de uma cultura específica. “Quanto mais cedo, maior o risco de se tornar dependente. Começa a se entrar na cultura da mentira, do ‘armar’ situações para poder usar a droga. E qualquer uma pode ser porta de entrada para outra”, esclarece.

Os riscos são os mais diversos, como aumento de pressão e o risco de acidentes vasculares, cardíacos, pulmonares, cerebrais e de outros órgãos, como o fígado. “Atinge o organismo como um todo, gerando situações de extremo risco e inclusive de morte, não só pela própria droga, mas porque deixa a pessoa mais vulnerável a acidentes e outros tipos de violência, como homicídio, por exemplo”, complementa o psiquiatra.

crack é uma das drogas mais consumidas no país, principalmente devido ao seu valor baixo e vantajosa relação custo-benefício para o usuário. O jovem dependente químico Maurício de Matos Lima está em tratamento há seis meses e indica: “Ainda existe esperança. Para quem quiser, ainda existe. Procurem ajuda. O prazer imediato e momentâneo, no final, só traz depressão, tristeza e angústia. Existe um caminho. Deus é o caminho”Acompanhe a matéria completa ouvindo o podcast abaixo.