“Estamos numa cidade que já nasceu com a santa. O nome da capital cearense é Fortaleza de nossa Senhora da Assunção. Por isso, é muito claro a fé dos moradores da cidade em Nossa Senhora”. As palavras do arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Tosi, na celebração de coroação da imagem de Nossa Senhora, no início da noite desta sexta, 15, encheram de alegria as milhares de pessoas que participaram da Caminhada com Maria 2014. Os fiéis saíram em procissão após uma missa no bairro Vila Velha, por volta das 15 horas, e seguiram um percurso de 12 quilômetros até a Catedral Metropolitana, no Centro.
A percurso foi acompanhado por três trios elétricos, dos quais entoavam cânticos de louvor e adoração. Dezenas de padres, além do arcebispo de Fortaleza, também percorreram o trajeto.
Segundo a Polícia Militar, cerca de um milhão de pessoas participaram no evento. A organização da Caminhada diz que o número de fiéis chegou a dois milhões.
A imagem da santa que acompanhou a Caminhada não foi a original. A relíquia estava em posse da família Nunes e foi devolvida à Catedral Metropolitana na manhã de ontem. Por se tratar de uma peça histórica e frágil, não é a imagem que seguiu a caminhada. A santa que fez o percurso é uma réplica de outra imagem, de Portugal.
Dom José Antônio Tosi lembrou que não é a imagem de Maria que leva as pessoas à Caminhada, mas o exemplo que a mãe de Jesus deu na Terra. “Maria subiu aos céus de corpo e de alma. Nossa Senhora é um exemplo de dedicação e obediência a Deus”.
Já na Catedral, a coroação da imagem de Nossa Senhora foi feita por uma criança, vestida de anjo. No início da celebração, a avenida Alberto Nepomuceno tinha grades para separar os fiéis da imagem. Já próximo ao fim da coroação, por volta das 20 horas, as grades foram derrubadas e uma multidão ocupou o espaço da avenida.
Fonte: Jornal O Povo