Nota da CNBB na proximidade das eleições 2010

Constantes interpelações têm chegado  à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB a respeito de seu posicionamento em relação às eleições do próximo dia 3 de outubro. 
 
Falam em nome da CNBB somente a Assembleia Geral, o Conselho Permanente e a Presidência. O único pronunciamento oficial da CNBB sobre as eleições/2010 é a Declaração sobre o Momento Político Nacional, aprovada pela 48ª Assembleia Geral da CNBB, deste ano, cujo conteúdo permanece como orientação neste momento de expressão do exercício da cidadania em nosso País. 

Nessa Declaração, a CNBB, em consonância com sua missão histórica, mantém a tradição de apresentar princípios éticos, morais e cristãos fundamentais para ajudar os eleitores no discernimento do seu voto visando à consolidação da democracia entre nós.

Reafirmamos, portanto, o que diz a  Declaração: “A campanha eleitoral é oportunidade para empenho  de todos na reflexão sobre o que precisa ser levado adiante com responsabilidade e o que deve ser modificado, em vista de um Projeto Nacional com participação popular.

Por isso, incentivamos a que todos participem e expressem, através do voto ético, esclarecido e consciente, a sua cidadania nas próximas eleições, superando possíveis desencantos com a política, procurando eleger pessoas comprometidas com o respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana.

Em particular, encorajamos os leigos e as leigas da nossa Igreja a que assumam ativamente seu papel de cidadãos colaborando na construção de um País melhor para todos.

Confiando na intercessão de Nossa Senhora Aparecida, invocamos as bênçãos de Deus para todo o Povo Brasileiro”.
 
Brasília, 16 de setembro de 2010.
 
 

     Dom Geraldo Lyrio Rocha     
 Arcebispo de Mariana – MG
 Presidente da CNBB

Fonte:http://www.cnbb.org.br/site/home/notas-e-declaracoes/doc_download/1188-nota-da-cnbb-na-proximidade-das-eleicoes

Este post tem um comentário

  1. Michelle Dantas

    Sem dúvida, todos nós, como cidadãos comprometidos com a vida, devemos nos negar a votar em pessoas que não colocam o ser humano e a família como prioridade em seu governo. Ver o aborto apenas como questão de saúde pública, sem considerar que ali já se trata de um filho de Deus é um desrespeito aos cristãos conscientes!

Deixe uma resposta