Nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitou na Páscoa judaica, que era na lua cheia do mês de Nisan. A Igreja marca, então, a data da Páscoa, pelo calendário lunar, isto é, na primeira lua cheia da primavera. Como devemos completar em nós a paixão de Cristo, a Igreja, a exemplo de Nosso Senhor que jejuou 40 dias, fazia o povo fiel jejuar e abster-se de carne durante 40 dias. Daí a Quaresma. Esse jejum está reduzido, hoje, somente a dois dias: a quarta-feira de cinzas (primeiro dia da Quaresma), e a sexta-feira santa.
O carnaval não é uma festa católica. Era uma festa pagã que os romanos realizavam em fevereiro, as februália. Como os cristãos iam passar quarenta dias sem comer carne, o nome carnaval se entendeu como carne vale, isto é, os últimos dias em que se podia comer carne antes da Quaresma.

Na Paróquia São Benedito a Missa das Cinzas será celebrada às 18h20min do próximo dia 09 (quarta-feira). Não podemos esquecer que mais importante que os dias de descanso e diversão do feriado de carnaval é o início da quaresma – período de conversão e renovação espiritual para a vida de todo cristão – marcado com a Missa das Cinzas.
—
Adriano de Paula
Olá, Adriano..
Sabe dizer quem é a pessoa da foto, esta moça em que o padre está pondo as cinzas?
o tema do site diz uma coisa quando a pessoa ler diz outra nada ver esse site