Festa de Canonização de São Pedro Julião Eymard – Apóstolo da Eucaristia.

Hoje é um dia importante, especial e de grande significado para toda a Congregação do Santíssimo Sacramento.

Nas palavras do Nosso Superior Geral, Pe. Eugênio Barbosa, sss “Recordamos hoje a canonização de São Pedro Julião Eymard: 59 anos! Ele foi canonizado durante o Concílio Vaticano II e recebeu o título de: Apóstolo Eminente da Eucaristia

Por isso precisamos celebrar, fazer conhecer e espalhar pelo mundo o Carisma Eucarístico.

Junto com o Aniversário de Canonização de Pe. Eymard, também daremos início ao Ano Jubilar pelos 60 anos de Canonização do nosso Fundador e, desde hoje, 09 de Dezembro de 2021 e até 09 de dezembro de 2022, estaremos realizando diversas atividades para celebrar a grande Festa Jubilar.

Conheça mais um pouco sobre a Canonização:
O Santo Padre João XXIII ajoelha-se e, após breve oração em silêncio, invoca a assistência do Espírito Santo. Toda a assistência canta em união com o seu Pastor. Terminando o canto, o Sumo Pontífice, exercendo a plenitude do seu poder, pronunciou solene e gravemente a fórmula ritual da canonização:

«Em honra da Santíssima e Indivisível Trindade, para a exaltação da fé católica e para o crescimento da religião cristã, pela autoridade de N. S. Jesus Cristo, dos Apóstolos Pedro e Paulo e pela nossa autoridade, DECRETAMOS E DEFINIMOS SANTO E INSCREVEMOS NO CATÁLOGO DOS SANTOS O BEM-AVENTURADO PEDRO JULIÃO EYMARD, determinando que sua memória seja celebrada, cada ano, com uma piedosa devoção, no dia 1º de agosto.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém».

O Santo Padre, depondo os paramentos sagrados, aproxima-se do Altar da Confissão, sobe a Sede Gestatória e, formando-se novamente o cortejo, retorna ao Vaticano sob vibrantes aclamações. Segue-se a Santa Missa solene, oficiada pelo Cardeal Tisserant, decano do Santo Colégio, e acompanhada pela Shola Cantorum, da Capela Sistina, que, aliás, vinha funcionando em toda a cerimônia. A solenidade encerrou-se às 12 horas, 3 horas depois do seu início, quando a grande assistência deixou o Templo, levando cada um, certamente, recordação indelével de tudo quanto viu, ouviu e sentiu e que jamais poderá expressar senão na relatividade dos conceitos humanos.
O adorador perfeito do Santíssimo Sacramento

HOMILIA DO SANTO PADRE O PAPA JOÃO XXIII POR OCASIÃO DA CANONIZAÇÃO DE
SÃO PEDRO JULIÃO EYMARD
Queremos agora acrescentar algumas palavras aos peregrinos de língua francesa, que vieram assistir à glorificação de São Pedro Julián Eymard, sacerdote, confessor, fundador de duas famílias religiosas consagradas ao culto do Santíssimo Sacramento. É um santo que nos é familiar há muitos anos, como sempre dissemos, porque a Providência nos deu a feliz oportunidade, por ocasião do nosso serviço na Nunciatura Apostólica na França, de irmos ao seu país natal, Mure de. Isère, perto de Grenoble.
Ali pudemos contemplar com os próprios olhos a pobre cama, o modesto quarto, onde este fiel imitador de Cristo entregou a Deus a sua bela alma. Podem adivinhar, queridos filhos, com que emoção evocamos esta memória no dia em que decretamos as honras da canonização! O corpo de São Pedro Juliano Eymard está preservado em Paris, mas o Santo também está presente em Roma, de alguma forma, na pessoa de seus filhos, os Sacerdotes do Santíssimo: é também uma doce memória para evocar as visitas que íamos à igreja de San Claudio de Bourgignoss, para nos juntarmos por alguns momentos em suas adorações silenciosas.

Junto com São Vicente de Paulo, junto com São João Eudes, junto com Cura de Ars, Pedro Julián Eymard ocupa hoje um lugar na falange dessas estrelas brilhantes que são a glória e a honra comparável do país que as viu nascer. e cuja influência benéfica se espalha muito além, em toda a Igreja. Pode-se dizer que a sua nota característica, o fio condutor de todas as suas atividades sacerdotais, é a Eucaristia, o Culto Eucarístico e o apostolado. Queremos sublinhá-lo aqui na presença dos sacerdotes e dos escravos do Santíssimo Sacramento, na presença também dos membros de uma associação especialmente querida ao Papa, a dos Padres Adoradores, reunidos em Roma nestes dias para homenagear este grande amigo do Eucaristia. Sim, queridos filhos, honrem e festejem conosco aquele que foi um perfeito adorador do Santíssimo Sacramento, e com o seu exemplo coloque sempre esta fonte incomparável de todos no centro de seus pensamentos, de seus afetos, dos empreendimentos de seu zelo. as graças: “Mysterium fidei” (mistério da fé) que esconde nos seus véus o próprio Autor da graça, Jesus, Verbo Encarnado.