Segundo as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja, determinadas no Documento 94 da CNBB, algumas urgências devem ser assumidas por todas as Dioceses em sua caminhada pastoral até o ano 2015. São propostas para que, por um lado, não fiquemos perdidos diante das rápidas mudanças da sociedade e da cultura e, por outro, não caiamos nas tentações de uma igreja à medida do nosso tempo, mas pouco fiel ao Evangelho.
A comunidade religiosa da Paróquia São Benedito – Fortaleza (CE), comprometida com a missão de ajudar-nos a viver ao lado de Jesus Cristo com mais intimidade e a fazer cada católico mais fiel a Ele e mais preparado a viver na sociedade, tem levado a sério este projeto e, cumprindo a 3ª Urgência (animação bíblica da vida e da pastoral), em que as paróquias devem ser centros de conhecimento bíblico, realizou, neste mês da Bíblia, o CURSO BÍBLICO, direcionado aos agentes das pastorais e paroquianos interessados.
O curso teve início com palestra proferida pelo padre Luiz Sartorel (professor da Faculdade Católica) com o tema Bíblia e Ecologia, mostrando que a questão ecológica é um desafio também para a teologia e para a espiritualidade cristã.
A segunda parte do curso foi ministrada pela Ir. Nivaneide, da comunidade Pequeno Nazareno, no Cristo Redentor. Nossa tão competente religiosa pregou sobre o Evangelho de Lucas, destacando três momentos desse livro da Bíblia: a Promessa, o Cumprimento da Promessa e o Anúncio da promessa que se cumpriu. Temos de ser discípulos missionários a partir do Evangelho de Lucas, e só poderemos cumprir nossa missão se olharmos para a missão de Israel e a missão de Jesus.
—
Liduína Araújo
Leiga Sacramentina e agente pastoral da PASCOM da Paróquia São Benedito